sábado, 12 de julho de 2014

Linda Bela

Meia hora depois de chegar ao consultório, o doutor me recebe.

“Você se chama...”

“Geia. Pode me chamar de Geia”.

“Então, Geia. A situação de sua menina é grave. Eu diria que é gravíssima. Ela está com problema de pele sim! Pelo resultado do exame vi que é uma micose, mas esse é o menor dos problemas. O grave aqui é o rim. O dela está detonado. Eu diria que ela está na iminência de óbito”.

Antes de pensar bobagem, meu amigo, eu explico: estava no veterinário. O doutor, no caso, é o próprio. A menina, a minha menina, como ele disse, é uma cadela poodle já bastante idosa.

“Olha aqui os exames dela. Ureia. O limite é 60 mg/dl. O dela tá dando 319. A creatinina também tá alta. Ó, tá 8,53. O limite é 1,60 mg/dl. A literatura médica diz que acima de 9,00 o quadro é irreversível. Ela tá quase no limite. Se fosse um ser humano seria caso de hemodiálise. Há hemodiálise pra cachorro? Há. Não aqui, claro. Talvez em São Paulo. Campinas acho que tem. Nova York com certeza. Eu sei que é inviável”.

“ E aí?”, pergunto eu, meio encabulado.

“Sua menina é uma doente exemplar. O paizão aí deve ter muito orgulho dela. Ela não chora, não geme, parece que não tem nada. Só mesmo a perda de peso. De resto, parece que não tem nada. Mas os exames mostraram a gravidade do quadro” — vejo o doutor com o semblante grave.

“Bom, Geia, vamos tentar fazer o seguinte: vou lhe receitar dois remédios. Revimax Propentofilina 50 mg. Você dá metade, uma vez ao dia, durante dez dias. Baytril Flavour, você dá uma vez ao dia, também durante dez dias. Será necessário uma dieta alimentar. Meia latinha de Hill’s K/D por dia, misturada na ração. Depois de uma semana você volta aqui e repetimos os exames. Especialmente esses da ureia e da creatinina. Se os níveis baixarem, nem que seja um pouquinho, ótimo, sua filha estará respondendo bem ao tratamento. Caso contrário, aí a gente pensa”.

Saí de lá meio borocochô. Ainda mais porque mergulhei num universo de amor filial meio estranho pra mim, eu admito. Havia uma mãe preocupada com sua filhinha que debutava na tosa. Ela estava visivelmente tensa. Talvez mais tensa que a cadela. Quando a mocinha veio trazer sua menina, eu nunca vi coisa igual. A cachorra, também um poodle, começou a rodopiar no pescoço da mãe. Como nessas cenas de videocassetadas, em que o cachorro quer pegar o próprio rabo. Um casal estava lá com três cães. Um deles, no colo do pai. De vez em quando, beijavam-se amorosamente na boca. Havia um cachorrinho que dormia preguiçosamente no colo do rapaz, sendo por ele acarinhado. Uma cena terna. Quando terminei de pagar os remédios, ainda deu tempo de ouvir as instruções da jovem mãe que acabara de chegar com sua pimpolha: “Pode aparar as unhas. Se o pelo embaraçar pode deixar que em casa eu mesmo desembaraço. Isso dói muito e ela sofre. Ah, quanto à fitinha na orelha, eu queria cor-de-rosa, pode ser? Fica com Deus, tá filha! A mamãe já volta!”.

Borocochô. Completamente. Me sentindo o pior dos pais. Um insensível. Incapaz de derramar uma simples lagriminha.

P.S.: 10 dias depois de escrever esta crônica, Linda Bela nos deixou.

Um comentário:

  1. Deve existir um céu só para cães, acredito nisso.
    É muita fidelidade pra um serzinho só.
    Brigo com minha Jolie porque toda vez q viajo no fim de semana, ela acaba com minha plantas, ela destrói tudo o que cuido com carinho. E mesmo depois das duras críticas q recebe (da minha parte), ela corre ao eu encontro quando me vê, numa felicidade infinita.
    A sua Linda Bela com certeza foi muito feliz. Animais domésticos não precisam ser tratados como seres humanos, basta carinho e atenção e eles sabem reconhecer.
    Linda crônica!

    ResponderExcluir

Comunicado

O autor informa que suas crônicas estão sendo publicadas com exclusividade na página Crônica do Dia ( www.cronicadodia.com.br ). Convida...