sábado, 21 de julho de 2012

Messi não é argentino

Tampouco brasileiro. Infelizmente. Não, não, não é uma bomba. É uma constatação. Estava andando distraidamente pela rua quando quase fui atropelado por um garoto de bicicleta, vestindo a camisa da seleção argentina. Deu só pra ver as letras garrafais em suas costas: “MESSI”, e o número 10.

Nesse mesmo dia vi outro garoto, com seu pai, este menorzinho, uns 8 anos, também com a camisa 10 de nossos hermanos. Pensei: isso não havia no meu tempo! Claro, não tinha um punhado de coisas: internet, celular, máquina fotográfica digital, coca-cola dois litros, não se falava em globalização etc. etc. etc.

Hoje é muito comum ver pessoas com a camisa do Milan, do Barcelona, da seleção inglesa. Mas vestir a camisa da Argentina? Sei lá... No meu tempo nós vestíamos também a 10: a do Zico. A 8 do Sócrates. A 11 do Eder. Eta, seleção porreta!

Por curiosidade fiquei mais atento em minhas caminhadas matinais. E não é que se multiplica absurdamente o número de camisas 10 de Messi em território canarinho? Deve ter uma explicação. Claro que tem. Muitas.

O cara é um gênio com a bola no pé. Joga muito. É o melhor do mundo. Tudo bem. Mas só esses fatos não me convenciam. Até que assistindo ao último Brasil e Argentina eu tive um insight: Messi não é argentino! É isso! Ele não tem aquela raiva estampada no rosto que todos os jogadores argentinos têm quando enfrentam o Brasil. Não dá porrada, não xinga, não é desleal. Ao contrário. Ele apanha, leva tostão, bordoada por todos os lados, e seu semblante não muda. Está sempre calmo. Até aceita desculpa de brasileiro perna de pau, dá a mão. E joga com classe, com aquela perninha esquerda que nem Maradona tinha.

Não. Esse definitivamente não é um jogador argentino. Messi é melhor que Maradona, que Neymar nem se fale, que Robinho, que Cristiano Ronaldo. É melhor que todos. Messi: você não me engana. Brasileiro eu sei que você não é; ultimamente quem joga assim está longe daqui. Mas argentino?  Nananinanão! Pra falar a verdade, começo a suspeitar que em suas veias corre sangue espanhol.

Um comentário:

Comunicado

O autor informa que suas crônicas estão sendo publicadas com exclusividade na página Crônica do Dia ( www.cronicadodia.com.br ). Convida...