sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Na rua Professor Moreira...


Um domingo ensolarado e quente. Depois de minha caminhada matinal, depois de tomar um café caprichado na padaria, depois de vencer o supermercado, fui cumprir o meu dever cívico de sempre, e votar no prefeito e no vereador que escolhi para me representar nos próximos quatro anos.
Não está fácil escolher. Aliás, a cada ano que passa fica mais difícil. Vereador, nem se fale. O critério que escolhi este ano foi votar numa pessoa que conheço, que sei que é digna, que é comprometida com valores humanos essenciais, tem boa formação, que é integra, e que é uma pessoa amiga. Com base nesses critérios o escolhi, e acredito que ele possa bem me representar na Câmara.
E lhe avisei que estava votando nele. Desde a última eleição municipal que adoto esta postura. Alguns dias antes, aviso ao meu candidato que estou votando nele. Se ganhar, ótimo. É o meu representante. E lhe cobrarei atitudes dignas e sérias no legislativo.
Porque pesquisar a vida do candidato, ouvir suas propostas, sua ideologia, sinceramente? Pra mim é tudo balela. O cara ganha, experimenta o gostinho do poder, e muda da água pro vinho. Exemplo clássico é o Lula. A vida inteira defendeu algumas bandeiras, e foi contra em outras tantas. Quem votou nele por ideologia deve ter se decepcionado. O cara mudou completamente o discurso depois que se tornou presidente.
Mas meu domingo foi muito especial. Não por causa da eleição. Não diretamente, eu quero dizer. Voto no Municipal. Deixei meu carro estacionado na rua Professor Moreira. Segui a pé até a escola.
A rua Professor Moreira é uma rua comprida que começa ali próximo ao Municipal e termina lá embaixo, quase chegando à Praça da CTI.
Minha avó morou lá, na casa de número 545. Ao descer do carro, confesso que fiquei emocionado ao lembrar minha história naquela rua. Quanta coisa vivi por lá! Quantas pessoas amigas! Quantas peripécias!
De cara encontrei a Ousana. Continua morando na frente da casa que foi da minha vó. Foi minha chefe por anos na Prefeitura. Uma pessoa amável, admirável e supercompetente. Nos abraçamos e senti naquele momento que o dia prometia. Que alegria...
Tinha muitas crianças naquela rua. Eu saía lá da Desembargador pra brincar na casa da minha avó. O Bola, o Dito, o Helinho, o Carlão, o Maurício, o Odevanir, o João Alberto, o Gustavo, o Paulo Castilho, o Fernando, o Adriano, o Grô, o Geovane. Tanta gente. Brincávamos de bolinha de gude, esconde-esconde, polícia e ladrão, bafo, empinar pipa. A rua era nossa.
Jogávamos bola na lagoa – ou no campinho ou no campão, hoje ambos tomados de casas. Quantas vezes, de noite, eu peguei o meu violão e fiquei tocando na frente da casa da minha avó...
Dona Lourença. Ou Lourenza. Ou Laurença. A minha avó era avó de todos, não importa o nome. Com seu cabelinho branco escasso ela ficava encostada no muro vendo os alunos indo pra escola, voltando da escola, a criançada da rua.
Quem não está mais lá é o Valdir. Nem sua casa. No espaço hoje tem um prédio. Lembro de um domingo que a criançada toda se agitou com o jogo maneiro que passava na televisão dele. Nós fomos lá jogar futebol ou tênis. Podia escolher. Telejogo. Nem existe mais. Se perguntar para os jovens de hoje, nem saberão o que é. Naquela época era a última geração no segmento de jogos eletrônicos. 
Uma vez pisei em cacos de vidro e meu pé se encheu deles. Nada de deixarem botar uma agulha sequer nele. O pé é meu, com ele faço o que quero. Andei mancando por vários dias, só colocando o calcanhar no chão. Eis que aparece o Chaveco atiçando a criançada. Todo domingo ele distribuía doces e chocolates por lá. Mesmo mancando eu fui receber a minha parte. Depois, minha tia me pegou de jeito.
As lembranças são tantas que poderia ficar escrevendo o dia inteiro. E você com certeza já teria desistido e me mandado passear.
Depois de votar, fiquei lá uns dez minutos numa sombra aprazível com minha mulher. Vendo as casas, conferindo as mudanças, procurando encontrar alguém conhecido. Não encontrei ninguém. Tudo bem. Por tudo que estava sentindo, meu domingo de eleição já tinha sido pintado com outras cores. E ficou mais bonito.

 

5 comentários:

  1. Sergio, vivi momentos maravilhosos na professor Moreira. Obrigado por me fazer recordá-los. Um grande abraço. Suzana

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito feliz com sua mensagem, embora já tivesse certeza que do esperar de você.Obrigado por lembrar-se de mim.
    Desejo que continue sempre assim, responsavel e muito esforçado.
    Um grande abraço, Ousana.

    Taubaté,15.10.12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria você aqui, Ousana! E obrigado por tornar-se seguidora do blog. Abraços!

      Excluir
  3. Sergio, parabens! Muito oportuno lembrar de seus amigos, da sua vó e
    principalmente da Professor Moreira, vou procurar acompanhar o seu brog. Marcos Geia.

    ResponderExcluir

Comunicado

O autor informa que suas crônicas estão sendo publicadas com exclusividade na página Crônica do Dia ( www.cronicadodia.com.br ). Convida...