sábado, 20 de outubro de 2012

Eu voto para prefeito no...


O que eu queria mesmo era dormir. Arrumei a cama, estiquei o edredom, deixei cair o esqueleto para um descanso mais que merecido. Antes do apagar das luzes, porém, resolvi dar uma zapeada. Foi o meu erro.
A Band exibia o debate entre Ortiz Junior e Isaac do Carmo, candidatos a prefeito de Taubaté. Não queria assistir. Queria dormir mesmo, mas o tom acalorado do debate acabou me enfeitiçando, e eu fiquei.
Meus caros amigos, política é uma coisa que eu tento evitar aqui no blog. O blog é de literatura, tem a proposta de tratar de temas literários, e também de divulgar a minha produção literária. Mas não dá. Faltando uma semana para a eleição, vendo tudo que vi, não dá pra segurar.
Vamos lá então.
Voto no Junior. Já votei nele há quatro anos, já votei nele no primeiro turno, o conheço desde os tempos em que trabalhei na prefeitura. É um cara bom, culto, inteligente, preparadíssimo. Mas não conhecia o Isaac. Estava aberta a oportunidade, portanto, para conhecê-lo. Quem sabe não estaria nascendo aí um novo bom político pra nossa cidade?
Nada disso. A diferença entre os dois candidatos é brutal. Enquanto Junior discute todos os temas com segurança, equilíbrio e conhecimento, o Isaac boia na superfície, não aprofunda nada. E, sinceramente? Se mergulhar afoga. O debate deixou bem claro isso.
Não é possível um candidato sustentar uma candidatura à prefeitura de uma cidade do porte de Taubaté apenas dizendo que “eu vou fazer”, “que o governo federal vai fazer”, “que o PT faz”, etc., sem dizer como vai fazer, quando vai fazer, quanto vai custar. Eu quero saber mais!  Todo mundo quer saber mais!
Isso pra mim é de um populismo barato. É dizer o que as pessoas querem ouvir, promessas, promessas, mas sem conteúdo, e, sinceramente, já estamos cansados de promessas. Eu esperava um candidato mais preparado, minimamente preparado.
Nada contra o PT, mensalão à parte. Acho Carlinhos de Almeida um ótimo político. Acho Vera Saba estupenda. Agora quando escuto a propaganda que o Isaac já fez muito por Taubaté e isso e aquilo, minha vontade é rir...
Metade do debate ele passou fazendo ataques pessoais a Junior. A outra metade ele passou boiando na superfície. Meu Deus, eleger mais um candidato despreparado para governar nossa cidadela?
Sinceramente não dá, com todo o respeito a você Isaac que venceu candidatos muito melhores graças à aparição de um ex-presidente populista, não dá. Nesta eleição, não. Aliás, Junior já tinha de ter vencido na última, em 2008. Mas o povo é soberano, e preferiu ouvir o mesmo ex-presidente que agora vem defender você. E deu no que deu.
 
P.S. Se você não concorda, fique à vontade. Este é um espaço democrático. Fale, grite, esperneie, meta o pau. Graças a Deus, vivemos uma democracia tupiniquim!
 

2 comentários:

  1. Meu caro, peço licença de usar todas as suas palavras porém dizendo que voto no Isaac. Estranho, mas tenho a mesma visão que você com algumas diferença: Porque será que o júnior não consegue responder as acusações contra ele de um forma direta, que me convença? Porque será que sua campanha é tao rica? Porque será que ele se esforça tanto para mostrar
    que está "preparado".Poque será?????? Porque será que o governador que para mim é um tremendo mentiroso, está tão preocupado com a eleição em Taubaté? Porque será que nossa vizinha, São Jose dos Campos disse não ao psdb???? Acho que como percebemos no debate da band, estas perguntas também não tem respostas claras. Olha que voto no Isaac e não no pt!!! Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adilson. Sua manifestação é bem vinda num blog democrático como este. Um grande abraço!

      Excluir

Comunicado

O autor informa que suas crônicas estão sendo publicadas com exclusividade na página Crônica do Dia ( www.cronicadodia.com.br ). Convida...