quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Rubem Braga


“A crônica brasileira está em festa”, estampou a Folha no último sábado: “Rubem Braga faria 100 anos hoje”. O velho Braga, um dos maiores cronistas brasileiros de todos os tempos, talvez o maior. Apelidado por Sérgio Porto de o “sabiá da crônica”, apelido do qual não gostava: “prefiro ser urubu, ave maior e mais triste”. Este blog presta homenagem singela ao amigo Braga, que inspira seu autor todos os dias, reproduzindo um pequeno trecho dessa joia ‒‒ a sua crônica “Nomes”:
“Vai ser construída uma ponte no bairro do Jacaré. Proponho um teste ao leitor inteligente: que nome deve ter essa ponte? Quem vai construí-la é a Prefeitura do Distrito Federal, a pedido dos moradores daquele futuroso logradouro. A ponte servirá ao povo do Jacaré. Se o leitor é realmente inteligente deve responder esta coisa simples, razoável, elementar, honrada: ‘se a ponte é no Jacaré, então deve se chamar Ponte do Jacaré’. O leitor ganhou 50 pontos, e isso quer dizer espírito de lógica mais ou menos desenvolvido e inteligência mediana. Há uma resposta que dá direito a 100 pontos, e que demonstra grande inteligência, altas virtudes cívicas e perfeito conhecimento do país em que vive: se é a Prefeitura que vai fazer a ponte, a ponte deve ter o nome do prefeito. E esta é a verdade: o futuroso bairro do Jacaré será beneficiado pela ‘Ponte Ildebrando de Araújo Góis’. Essa verdade já está sendo gravada em bronze, para memória dos póstumos, pois ‘já foi encomendada a uma fundição do bairro a confecção de uma placa em bronze’, conforme está no jornal de onde tiro essa notícia.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicado

O autor informa que suas crônicas estão sendo publicadas com exclusividade na página Crônica do Dia ( www.cronicadodia.com.br ). Convida...