domingo, 18 de novembro de 2012

A distância nos dará a dimensão de Saramago

 
Que não deixem de ler José Saramago, porque, ao lê-lo, crescemos em sabedoria. Ele dizia que os livros carregam dentro deles uma pessoa, que é o autor. Acariciemos o autor acariciando seus livros. Somos seres de palavras, festejemos quem nos deu palavras tão belas agora que completa 90 anos."
Pilar del Río 

Saiu na Folha uma entrevista por e-mail de Pilar del Río, viúva do maravilhoso José Saramago. Em 16 de novembro, ele teria completado 90 anos de idade. Recomendo. A mesma língua afiada. Os mesmos ideais. A mesma visão de mundo.
Ele escrevia para desassossegar.
Lembro-me de uma entrevista de Saramago no Roda Viva. Ele dizia “Deus foi transformado em pai autoritário, juiz, fiscal, carrasco. E o próprio Deus, se é que existe, não tem culpa disso, mas a culpa é daqueles que falam em seu nome. Deus se transformou num instrumento de poder sobre os outros”.
Desassossego puro. De pirar.
“A distância nos dará a dimensão de Saramago: agora, nós o temos tão próximo, era uma pessoa tão simples, que, às vezes, tem-se a tentação de pensar que esse homem era mais um”, disse Pilar.
 
 
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicado

O autor informa que suas crônicas estão sendo publicadas com exclusividade na página Crônica do Dia ( www.cronicadodia.com.br ). Convida...