sábado, 16 de junho de 2012

Ubatuba

Ubatuba é um ótimo lugar pra descansar. Longe da muvuca, é claro. Caminhadinha pela manhã, banho de mar, peixe frito, boa música. Banho de mar? Banho de mar. Tem gente que não curte. Eu não dispenso. Nesta vida acelerada um banho de mar sempre põe a gente no lugar. Na praia do Cruzeiro existe uma estátua de José de Anchieta. Está lá à mercê de vândalos. Por falar em vândalos, aqui em Taubaté eles tiveram o disparate de roubar o chapéu e o cachimbo do Jeca Tatu, lá no final da Humaitá. Não tinha uma semana que a estátua estava lá. Mas voltando a José de Anchieta, segundo dizem, nas areias da praia do Cruzeiro o jesuíta escreveu o seu “Poema à Virgem”. A escultura evoca este fato. Ele ficou preso por lá, refém dos índios Tupinambás, durante a guerra índios versus portugueses, isso por volta de 1563. Aproveitou a estada pra começar a escrever seu poema mais famoso. Eu acho bem legal, para não dizer emocionante, saber que aquele lugarzinho ali foi palco de um fato histórico. Eu curto muito isso. Em julho tem Festa do Divino. Eles fazem uma tainha na churrasqueira sensacional!  Em pleno invernão, o jeito é descer a serra. As fotos aí, do acervo da Cristine, são exatamente das areias da praia do Cruzeiro, onde José de Anchieta escreveu o seu poema. Um bom fim de semana a todos.










2 comentários:

  1. Nossa... já fui quinhentas mil vezes a Ubatuba e NUNCA pensei em saber porque aquela estátua estava lá... rs Só você mesmo, Sérgio, pra nos trazer essas informações tão diferentes e tão legais!!!! Obrigada.
    Adriana
    Obs: Cris, que lindas fotos, hein!

    ResponderExcluir
  2. Eu também, Adriana. Foi nas pesquisas que fiz para o "Confidências de um Sacerdote" que descobri. Concordo com você: as fotos estão lindas mesmo. Obrigado por seguir o blog! Abraços!

    ResponderExcluir

Comunicado

O autor informa que suas crônicas estão sendo publicadas com exclusividade na página Crônica do Dia ( www.cronicadodia.com.br ). Convida...